segunda-feira, 31 de outubro de 2011

XVI Trovas


Foi dia 28 que partimos nós, de instrumentos e bagagens na mão, rumo a Braga.
Sempre animadas, cantarolando e olhando as estrelas que pelo meio de tanta energia, eis que surge uma placa que dizia “Espanha, Valença”! Ups, tínhamos ido longe demais!!!
Voltamos para trás, desta vez cantarolando, mas sempre a olhar para a estrada, até que lá chegamos nós à Universidade do Minho, onde fomos extremamente bem recebidas pela Gatuna e pelos nossos Guias, dois caroços da Azeituna! Era tanto o nosso entusiasmo que não conseguimos evitar pegar nos instrumentos e dar uso às nossas vozes até iniciarmos o jantar.
Jantar iniciado e (...) a Tuna continua a tocar pelo meio duns copitos e dumas garfadas, sem parar de espalhar alegria, junto a todas as outras tunas e com os nossos fantásticos guias, Trolha e Poplo, que também não paravam de espalhar música e magia, contagiando toda a gente à nossa volta.


Já com um groove especial, depois do concerto de jazz no final do jantar, a Tuna parte para o Bar Académico para a festa "Magia" que a Gatuna tinha preparado para nós. Vestidas de cartas e com a nossa grande Mágica, a nossa querida Magistra, a guiar-nos, deixem-me que vos diga, fez-se a maior FETA!!!




Dia 29, acordamos nós depois duma noite bastante animada em que pouco conseguimos dormir, pegamos novamente nos instrumentos e, depois de um grande almoço, navegamos rumo a mais um dia recheado de momentos simplesmente perfeitos!
Workshops de Magia e de dança e actuações de rua nos esperavam por Braga e, claro, a Tuna não podia falhar! Cantamos e dançamos a noite toda e percorremos alguns cantinhos da bonita cidade de Braga, levando a nossa música a todos os que nela passeavam. Foram muitos pontos marcantes, mas, acima de tudo, a parte do cordão humano gigante de caloiros da Universidade do Minho, que cantaram e dançaram connosco o nosso T-U-N-A!


Dia mais que espectacular, dia em Tuna, cheio do espirito que a nossa Tuna bem conhece, dia em que a magia pairou sempre no ar e que nos relembra o porquê de viver esta Tuna como só nós conseguimos viver!



Depois do jantar, surge então o grande momento da noite, a nossa actuação!
Subimos ao palco do Theatro Circo (aquele palco que só de pisar nos faz tremer as pernas e ficar com uma pequena lágrima no canto do olho), olhamos umas para as outras e todas com borboletas gigantes no estômago e instrumentos na mão, encaramos o vermelho da cortina.

“É agora, trabalhamos para isto, este é o nosso momento mágico!”, esta era a frase que entoava no nosso pensamento!
As cortinas abrem e as luzes ofuscam-nos por breves instantes, vibra uma corda do contrabaixo, e de sorrisos no rosto e vozes afinadas assim começa a nossa actuação. Música após música, surge magia em nosso redor, e embrenhadas nesse espirito oferecemos ao público uma grande estreia, a nossa mais recente música, Jovens. Mas, eis que o tempo acaba e a nossa Tuna tem que abandonar o palco e, apesar de não o querermos, marchamos para os bastidores com uma mistura de sentimentos que por muito que quiséssemos não conseguiríamos explicar!
É agora a nossa vez de nos sentarmos na plateia e apreciarmos o resto dum óptimo festival.
Finda a actuação espectacular da Gatuna, tuna anfitriã deste festival sem igual, surge a altura de saber os prémios:

-“ e o prémio de melhor solista vai paraaaa (rufos)… a Tuna Feminina de Enfermagem do Porto!” - e a nossa Magistra chega-se à frente, cheia de orgulho a envergar o nosso estandarte, para receber o nosso prémio!

Distribuídos os outros prémios (Melhor Pandeireita e Melhor Estandarte: A Feminina – Tuna da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Melhor Instrumental e Melhor Tuna para a TFIST) faltava ainda um ser revelado, o prémio Tuna+Tuna… que só saberíamos na festa que se guia, na discoteca Sardinha Biba!
E lá vamos nós para mais uma festa curtir a nossa grande TUNA e entre muita música e dança surge o momento de entregar o último galardão! Ouve-se então, mais uma vez, o nosso grande nome e, assim, trazemos connosco dois prémios espectaculares: Melhor Solista e Tuna+Tuna.

No entanto, apesar dos prémios que recebemos de sorriso rasgado, acima de tudo, trazemos connosco para o Porto mais um festival fantástico, mais momentos para guardar no nosso baú, momentos que ficarão para sempre na nossa memória e que nos fazem sentir, dia após dia, a paixão em pertencer a este mundo das Tunas que só quem o vive consegue compreender!E assim, brindamos à Gatuna pelo convite e por este grande festival que nos proporcionaram, brindamos também aos nossos Guias que foram incansáveis connosco e que nos presentearam com muita música e boa disposição e brindamos à nossa grande Tuna, que tanto amamos!BAAAAAAAAI TUNA!!!!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Jantarada com os Padrinhos


Esta sexta-feira, dia 21 de Outubro, a Tuna Feminina de Enfermagem do Porto juntou-se aos seus digníssimos Padrinhos, a Tuna da Universidade Católica Portuguesa, num jantar espectacular cheio de música e boa disposição :)


Entre guitarradas bem dadas, uns copinhos (única e simplesmente para afinar a voz!) e muita conversa, eis que terminou mais uma noite em Tuna que, como já se esperava, foi muito bem passada!

Foi um jantar para recordar... e repetir, sem dúvida alguma!


É sempre uma honra poder passar estes momentos ao lado dos nossos Padrinhos, que sempre foram uma enorme inspiração para nós ao longo de todos estes anos. E com o passar das gerações tornam-se cada vez mais importantes este pequenos momentos que temos para nós.

Aos nossos Padrinhos, um grande bem haja!








sábado, 8 de outubro de 2011

Notícias de última hora:

Foi ontem, dia 7 de Outubro, que se realizou o nosso jantar de rentrée. O jantar foi fantástico, repleto de música e momentos mágiiiiiicos. Foi o melhor sítio, com a sangria mais poderosa e, acima de tudo, com a Tuna mais fixe de sempre! Mas a noite reservava muitas surpresas...O grandioso Jorge Palma a encerrar o jantar e com direito a música na rua! Todos a tocar, nós e Ele...Ele e nós! Não há palavras para descrever o sentimento que partilhamos naquele momento! Ficará para sempre no baú da Tuna.


Para terminar, a TFEnfP tem a honra de apresentar as novas Digníssimas Tunantes:



JolieTulis Virtuosa Magistra Anita no Laranjal





Trypinha Virtuosus Estandarte est Virtuosa Magistra Anita no Laranjal



Sapi Incognitus Sorridentis Virtuosa Magistra Anita no Laranjal





E a mais recente caloira:


Maybititi




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mais um ano começa e com ele chegam novas actuações!

Começa mais um ano lectivo e a Tuna está cheia de garra para fazer deste, mais um ano fantabulástico :P


Depois de uma actuação fenomenal na abertura do ano lectivo da nossa Escola aproxima-se o nosso primeiro festival do ano: o XVI Trovas - Festival Internacional de Tunas Femininas - Braga 2011.

Estamos ansiosas de dar o ar da nossa graça no Theatro Circo de Braga e, desde já, agradecemos o convite à Gatuna para o seu festival que promete ser... simplesmente Mágico!